Páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Aulando.com - BOAS novas na Educação Tecnológica do Arquidiocesano

Em tempos do extinto MSN eu costumava usar como status “aulando”, um neologismo que foi adotado como verbete pelos meus colegas de trabalho. Hoje, anos depois, estou iniciando a seção “aulando.com” onde especificamente publicarei sobre minhas práticas em sala de aula, projetos e planejamentos de aulas e eventos que idealizo ou participo efetivamente.

No meu retorno ao Colégio Arquidiocesano muita novidade BOA já aconteceu. Ministro aulas de Informática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, tenho apenas uma turma de Robótica Lego e duas de Oficina Experimental de Robótica, mas, estou me sentindo feliz com as atividades que desenvolvo e só tenho a agradecer a acolhida dos colegas e a oportunidade que minha Coordenadora Danielle Souza está me concedendo. 

6° Ano de Robótica Lego


Oficina de Robótica Experimental, Gincana Cultural e planejamento do tema Copa do Mundo 2014 foram as ações com mais destaque nos últimos dias. Com o aval da Coordenadora Danielle Souza e parceria do Professor Flávio Maia estamos reestruturando a Oficina de Robótica, refizemos o planejamento de aulas e deixamos a proposta mais dinâmica, lúdica e envolvente. Ainda estamos colhendo os primeiros resultados, mas o reconhecimento dos alunos e o envolvimento dos pais já nos indica o caminho certo. 

A Gincana 2014 teve a participação da Robótica. As missões foram idealizadas a partir do tema “O Auto da Compadecida”, obra de Ariano Suassuna, patrono da Gincana. Preparei os cenários com EVA e ilustrações que contemplaram 3 cenas do obra, a morte da cachorrinha, a gaita mágica e o julgamento. Tudo aconteceu conforme o planejado em um clima de muita diversão e interação entre os alunos. O destaque ficou com as turmas dos 6°s anos, conseguiram resultados mais expressivos comprovando a eficácia do bom trabalho em equipe.

Mesa de competição preparada com o tema da Gincana 2014 - O Auto da Compadecida

  
 

 Alunos dos 6°s e 7°s participando da Gincana 2014






Apesar de não considerar a Copa do Mundo aqui em nosso pais motivo de festa ou alegria, o tema foi explorado na contextualização de projetos no Colégio. Com a Educação não Tecnológica não foi diferente, criamos um personagem e consequentemente uma história envolvendo elementos da copa e a importância de uma alimentação saudável seguida de rotina de exercícios físicos. Partindo dessa história preparamos atividades onde algumas serão expostas na sala de Informática, servindo como decoração temática. A “Bola” foi o elemento central para o desenrolar dessa proposta, por ser um elemento comum entre o evento esportivo e o cotidiano dos alunos.
 
Alunos do Infantil II e 1° Ano - Aulas de Informática



Realização profissional é algo ainda não concretizado, mas sinto está no caminho certo. Por isso, desempenho minhas atividades com o máximo de comprometimento. Nas próximas publicações, terei mais novidades para mostrar aqui no Aulando.com.


Links interessantes:
A Robótica participa da Gincana Cultural, Recreativa e Filantrópica do Arqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...