Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Reflexões Sobre a Mídia

Qual o seu poder social e sua atuação na vida do sujeito?


É irrefutável a ideia de transcender os limites da tecnologia no cotidiano do indivíduo ativou ou não na atualidade. O poder de alcance e de uso de qualquer meio de comunicação tecnológico é exuberantemente vasto, expandindo consequentemente a necessidade de maior número de conteúdo a expor, as informações.
Ao mesmo que as informações tendem a abranger de forma ilimitadamente cada vez mais públicos, também a mesma sofre por banalização midiática, simplificando seu conteúdo ao simples assimilação. (BELLONI. p.50). Surge então neste contexto a ideia de quantidade X qualidade, há simplesmente a preocupação em apresentar conteúdos, mas não de se aprofundar no mesmo.
Os recursos estão ligados diretamente com o desenvolvimento da criança nativa digital, pois é cada vez mais comum a TV, internet, jogos online serem as companhias de muitos. Assim, a mesma tecnologia midiaticamente ainda mais incluída no cotidiano do ser de forma continua e progressiva passa a ter lugar na vida subjetiva do sujeito.


A TV como pioneira e mais acessível meio de comunicação moderno, traz consigo grande carga de influência positiva e tanto negativa, a última associa-se a imerso processo de alienação de seus telespectadores, na tentativa incansável de desprover do senso crítico os seus. Dito feito, a idealização de um mundo perfeito aos olhos da sociedade contemporânea, uma reciprocidade mecânica e submissa do homem ao sistema capitalista.

(Seguinte, vídeos que enfatizam o que já dito anteriormente. Não há intenções  de agredir nenhum canal de mídia)





BIBLIOGRAFIA:
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3. Ed. Revista. Campinas, SP, 2009.
          Autores:
Adelmo Nascimento;
Geisiane lima;
Izabela Silva;
Maria Fabiana;
Maria Karoline;
Rausiane Oliveira.

2 comentários:

  1. A mídia é um tema que devemos estudar com cautela, a televisão ela é uma das armas que transmite valores negativos para a sociedade como: consumismo, violência, drogas, mentiras etc... Entretanto ela também transmite valores positivos dentro da sociedade entre eles estão: jornais, entretenimento, programas educativos, Missas etc...
    Enfim a mídia deve ser usada de forma produtiva ajudando as crianças no desenvolvimento com a sociedade, e nós que temos essa responsabilidade em mãos para colocar em prática.
    DISCENTES:(SAMUEL, BRAULIO, KATIA, SAMARA, MACIELE, GILVANICE, SUZANA, BEATRIZ).

    ResponderExcluir
  2. Inexoravelmente as tecnologias vieram para revolucionar tanta na área da Educação quanto na praticidade do ser humano.
    Dentre todas as mídias a televisão tem ganhado grande destaque por ser uma forte influência na construção do ser crítico e reflexivo dos jovens, assim como um dos meios mais acessíveis nessa era digital.
    Fonte de muitos questionamentos e críticas, as suas influencias são inegável, segundo a autora "além de babá, a televisão atua como professora,como conselheira e provavelmente,como companheira!"(p51).
    Apesar de se saber que seus conteúdos são por interesses capitalistas, a cada dia o consumismo e a alienação estão mais presentes,portanto, é inegável o seu poder, mas a sua atuação na vida do sujeito vai depender principalmente da mão que esta assegurar o controle remoto, como mãe vejo recair uma grande responsabilidade nas mídias porém o único a ser responsabilizado é o seio família, apesar de variar a assimilação da criança a diz respeito do que estão vendo cabe aos pais saber e vigiar quais conteúdos nossos filhos estão assistindo,seus benefícios são imensurável.
    Meticulosamente deve se saber como se utilizar e quando!
    #newteachers#
    (Patricia,Ilmara,Diana,Silmara,Katieli,Geisy,Vilani,Marcio)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...