Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Os fascínios das mídias associados a educação

As intencionalidades da Mídia a propositadas pela educação

O terceiro capítulo do livro O que é mídia-educação da autora Maria Luiza Belloni "Ética e Estética" traz uma reflexão sobre as contribuições positivas e negativas no processo de socialização, o capítulo esta divido em pequenos tópicos como O papel da tv no processo de socialização;Violência;Sexualidade e Educação para as mídias; a autora busca desmistificar alguns preconceitos e mostrar quais as reais intenções por traz da telinhas.
A mídia educação ou educação na mídia, vem se tornando hoje um dos grandes desafios na sociedade, seja no ambiente familiar como no meio social, ela tem" objetivos amplos relacionados a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação", (p. 47).
A televisão tornou se uma das ferramenta mais utilizada pelos brasileiros sendo um meio de comunicação e informação de grande amplitude, sendo acessível não só ao ser adulto como o ser criança.Assim como essa ferramenta pode democratizar, mediatizar, unificar ela também pode tornar se um perigo na construção da socialização entre a criança e seu meio, alienando nas suas reflexões e críticas. A autora ressalta que todos esses fatores de assimilação vai depender exclusivamente da criança e como ela enxerga tais conteúdos .
“Os jovens, em sua maioria, consideram que aprenderam algo importante e sério pela televisão. Para eles, a telinha tem uma grande legitimidade, como fonte do saber, semelhante à da escola. É portanto, reconhecida como ator importante pelos próprios sujeitos desse complexo processo de socialização.” P. 31
A ética e estética nas mídias principalmente nos filmes e programas televisivos buscam nos meios pedagógicos  maneiras de atrair o público infantil e de outras faixa etária segundo a autora "é ilusório pensar que a mídia triunfante e poderosa irá renunciar a seu poder e se adaptar aos objetivos da escola" (p.44) ao contrário cabe as instituições apropriar se dessas mídias para favorecer suas praticas
pedagógicas,mostrando o outra lado das Tics. E vocês acham que as mídias podem mesmo modificar a visão sobre esses mundo tão globalizado e capitalista?

REFERENCIA:
BELLONI, Maria Luiza.Mídia- Educação:ética e estética.In :__ O que é mídia- educação.3ed. rev. Campinas, SP:Autores Associados, 2009. Cap 3, p 31 -48

( Discentes: Diana Soares, Geisy Emilly, Ilmara Santos, Katiele Araújo, Marcio Alves, Patricia Dias,Silmara Alves, Vilani Matos)




3 comentários:

  1. sim. Sendo que os meios de comunicação estão cada vez mais latentes em nosso cotidiano, não ha como negar o poder de influência que eles tem na formação psicológica e social, principalmente das crianças que estão em fase de desenvolvimento dos seus sentidos.Mas ha de se ter uma atenção e cuidado redobrado da parte das instituições que as cercam: (família e escola).Para que os mesmos não quebrem o elo que devem ter com o seu meio tornando as informações recebidas como dominadoras da sua mente.
    DOMINAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NÃO SER DOMINADOS POR ELE.
    comentário feito por:
    Amanda
    Gleise
    Jeane
    Jeilma
    José Veridiano
    Ludmilla
    Sabina
    Taize
    Taynara
    Vaneilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai pessoal, mas o maior problema é quem nem todos tem essa concepção deixando se dominar e esquivar de qualquer responsabilidade.
      Cabe a nos estarmos atentos a toda e qualquer influencia das Tics sobre nossos filhos, somos os únicos que podemos fazer a diferença ( família um elo irrefutável)
      Paty

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...