Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

E sobre a TV na Educação Tecnológica?

Prof. Wecsley Oliveira
fonte da imagen: http://www.petma.com.br/v4/
A evolução dos recursos tecnológicas de comunicação e informação promoveram mudanças nos padrões da nossa sociedade. O excesso de informação e a convergência das mídias são alguns dos aspectos que promoveram essas mudanças.

A Televisão é considerado o principal meio de comunicação do século XX, a televisão é um eficiente meio de divulgação e informação que atinge todas as classes sociais. Foi criada em 1920 por John L. Baird, a partir de pesquisas e junção de componentes eletrônicos produzidos em várias partes do mundo. Mas, uma reprodução satisfatória de imagens só aconteceu cinco anos depois

O russo Wladimir Zworykin criou e patenteou o ionoscópio, que serviu de basa para estudos e desenvolvimento dos primeiros tubos de televisão. Foram chamados de Orticon e produzido em escala industrial a partir de 1945. As primeiras transmissões abertas datam de 1930 na Alemanha, 1935 na inglaterra, Estados Unidos e União Soviética. O Brasil teve a primeira transmissão no ano de 1950, com a inauguração da TV Tupi pelo jornalista Assis Chateubriand. A primeira transmissão em cores só aconteceu no ano de 1954, nos Estados Unidos, pela rede NBC, utilizando sistema compatível com antigos aparelhos preto e branco.

Hoje, a transmissão é via satélite. Os aparelhos, emissoras e sinais de transmissão propagam imagens e sons de altíssima qualidade. O comércio oferece uma gama variada de televisores com os mais diversos recursos.

E para a educação, o que tudo isso trouxe de mudança?
Com o aprimoramento dos recursos tecnológicos, os conteúdos da tv também foram aprimorados. Surgiram os programas documentários e as teleaulas, que beneficiados pela massificação da tv tiveram grande popularidade na década de 80, aqui no Brasil.

Com a internet a tv ganhou características online. Sites especializados em compartilhamento de vídeo armazenam os mais diversos conteúdos.  Sem maiores dificuldades é possível encontrar vídeos tutoriais com explicações sobre vários assuntos, tais como:  vídeos ensinando artesanato, técnicas de plantio e cultivo de plantas, vídeos aulas de matemática, física, química, e até procedimentos para a montagem de robôs caseiros.

Certamente, a televisão continuará evoluindo, e consequentemente modificando alguns dos nossos comportamentos sociais. Não devemos, com isso, permitir que nosso caráter seja corrompido. Precisamos estar atentos ao que assistir, e quando assistir, mantendo a ética e a coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...